O que é meditação

Os momentos de paz que sentimos no dia a dia, duram uns minutos, seguidos de horas de ansiedade, stress e preocupações. Sentimentos como medo, dúvida, inveja e desespero, deixam-nos por alguns momentos, mas logo voltam a atacar.

Somente a meditação nos consegue trazer uma Paz duradoura e um sentimento de equilíbrio que preencha cada momento da nossa vida.

A meditação permite trazer “à tona” a luz, a sabedoria, o divino que temos dentro de nós. Permite acalmar a nossa mente, interpretar tudo o que nos acontece com positivismo, melhorar os nossos relacionamentos, atrair sucesso e viver com alegria.

A meditação não é um exercício ou uma fuga, a meditação é um modo de vida. É uma prática diária, que vai aumentando o nosso conhecimento sobre nós próprios, que nos torna mais fortes, que nos orienta nos momentos de indecisão e nos guia pela escuridão.

Meditar, transforma a nossa vida num paraíso. Aos poucos, todos os dias passam a ter “sol” e a vida torna-se simples.

A meditação está acessível a todas as pessoas, independentemente da sua raça, religião ou condição económica/social. Isto acontece, porque a meditação é algo que trabalha um bem comum a toda a humanidade, um bem que nasce com todos nós e que esquecemos à nascença. A nossa realidade mais profunda!!

 

Como meditar

Tudo começa com aprender a silenciar a mente.

Para todos nós, durante anos, senão décadas, apagar os pensamentos parece impossível. Então como vamos silenciar a mente?

Não os tentando apagar, mas sim aprendendo a ignorá-los, conseguindo substituí-los…pois é… Se nos focarmos num determinado ponto, se ocuparmos a nossa mente com o que queremos, ela deixa de se ocupar com o que quer. Deixa de ter vontade própria e passa a obedecer à nossa vontade, à vontade da nossa alma, do nosso Eu espiritual.

 

Para começar

A leitura de alguns livros espirituais, a prática de alguns hábitos logo pela manhã, a aprendizagem de mantras e músicas espirituais, podem ajudar-nos imenso neste início, no entanto é preciso ter em conta que não serão suficientes…ao fim de algum tempo, perdemos os hábitos e damos por nós novamente com a cabeça cheia de maus pensamentos, medos e dificuldades.

O que nos estará então a faltar?

Disciplina!!

Nós, os alunos de Sri Chinmoy, ensinamos a meditar segundo a sua filosofia. Sri Chinmoy foi um mestre indiano, que alcançou a iluminação e que nos ensinou pessoalmente e através de filmes e livros, os vários truques para alcançar o silêncio profundo e a paz interior.

A Disciplina, individual e coletiva, é um tesouro que está presente em tudo q nos ensina, pois é ela que nos permite manter os hábitos indispensáveis para aumentar diariamente a nossa paz interior, para ultrapassar infinitamente os obstáculos que a vida nos oferece e para desenvolver uma capacidade crescente de atrair as pessoas certas e os momentos certos.

Costumamos dizer que a Disciplina é como um músculo que precisa de ser trabalhado. Quanto mais o desenvolvermos, mais capacidade teremos para evoluir em todos os campos da vida, logo mais fácil se torna continuar a desenvolve-la. A Disciplina permite fazer primeiro o que é mais importante, e depois o tempo passa a chegar para tudo…como se esticasse!!