A meditação é algo que já está dentro de si. É como um tesouro escondido, para o qual não sabe da chave que lhe vai permitir aceder a ele. Meditar, tal como todas as coisas belas da vida, é simples!

Para começar é suficiente escolher um local calmo e sossegado da sua casa, vestir uma roupa confortável, clara e exclusiva para a meditação e disciplinar-se a meditar cinco minutos por dia, de preferência pela manhã.

Construa um pequeno altar com uma vela, uma flor e incenso.

Pela manhã, faça a sua higiene e logo de seguida sente-se para meditar.

É fundamental que posicione a coluna direita e respire profunda e calmamente pelo nariz. Interessa que foque a chama da vela sempre consciente da sua respiração.

A meditação não acontece de imediato. É através da concentração na vela e na respiração profunda que vai desenvolver uma capacidade cada vez maior de abstração e quando der por si…estará a meditar.

 

Exercício da pena

Posicione-se na postura de meditação, feche os olhos e inspire e expire profundamente sete vezes pelo nariz. Imagine em frente do seu nariz uma pena branca e leve, que não se move quando respira.

Mantenha este exercício durante algum tempo.

É provável que no início surjam pensamentos que perturbem o exercício. Saiba que acontece com toda a gente e não desista!

O que deve fazer é voltar a concentrar-se na respiração e na pena, cada vez que um pensamento surge.

Estaremos sempre cá para ajuda-lo a ultrapassar as suas dificuldades.